quarta-feira, 25 de agosto de 2010

INTERMEDIAÇÃO FACILITADA E SEM RISCOS

Matéria publicada no Jornal Cinform do dia 23 de agosto, para o Temático Especial Corretores

Por Verônica Moura

A contratação de um corretor para intermediar as transações com imóveis é tão necessária quanto a do médico para cuidar da saúde ou a de um advogado para tratar das questões legais. "O corretor de imóveis acompanha toda a evolução desse mercado e tem visão apurada do negócio. Portanto, está capacitado a indicar aos clientes as opções de melhor retorno", afirma Sérgio Sobral, presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de Sergipe - Creci/SE.

Segundo Sérgio, com o acompanhamento do mercado, o corretor está apto a fazer avaliação real do valor do imóvel a ser comercializado, sem riscos de supervalorização ou depreciação que possam emperrar a venda ou frustrar as expectativas do vendedor. Outra função do profissional é a apresentação do imóvel para compradores em potencial. "O corretor precisa ter conhecimentos técnicos de engenharia, por exemplo, para que possa passar ao interessado informações seguras sobre as características do imóvel", acrescenta o presidente do Creci/SE.

FACILITAÇÃO
Todo tipo de intermediação imobiliária deve ser feita por um corretor: compra, venda, permuta e locação de imóveis. Ele é a pessoa técnica que funciona como 'ponte' durante a transação de um imóvel - urbano ou rural -, além de ser a relação comercial entre o vendedor e o cliente comprador. Para o corretor Samuel Araújo, contratar um profissional gabaritado é o melhor suporte que a pessoa pode procurar. "Posso ressaltar, primeiramente, o fator segurança. Sem um corretor, o vendedor do imóvel por não saber sondar o perfil de um comprador em potencial, atrai a possibilidade de meliantes adentrarem em sua residência. O segundo fator é a avaliação. Os corretores conhecem as novidades imobiliárias da cidade e sabem que as construtoras de fora do Estado estão em busca de áreas urbanas para construir. Então, é bem provável que um vendedor do imóvel faça uma avaliação bem abaixo do mercado", esclarece ele.

Para Samuel, outro fator é a burocracia. De acordo com ele, um profissional credenciado acostumado a lidar com o segmento sabe quais os atos que precisam ser feitos e pagos. Ele sabe qual a documentação exigida e em ordem para poder vender e como as restrições contratuais e de zoneamento locais podem afetar a transação. "Se houver erros em sua documentação ou sua propriedade, o corretor saberá corrigi-las", garante.

CRECI
O Conselho Regional é uma segurança legal para os adquirentes ou mesmo vendedores. Caso o profissional se comporte de má fé, o órgão fiscalizador se encarrega de regulamentar e penalizar o corretor em questão. Existe um Disque Denúncia que funciona na sede do órgão e atende pelos números (079) 2106-6826 / 2106-6810, sempre as quartas e quintas-feiras no turno da tarde.
Segundo informações do Creci/SE, todo tipo de denúncia do ramo imobiliário é verificada e apurada. Um dos objetivos é fiscalizar seus credenciados e proteger a sociedade dos maus profissionais, além de coibir a prática do exercício ilegal da profissão.

Nenhum comentário: